terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

José Cristovão, Proença-a-Nova, 9º ano


Tive conhecimento do programa Novas Oportunidades na comunicação social, através da campanha televisiva. Assim, tive a curiosidade de saber se estaria abrangido. Através de um grupo de amigos e alguma divulgação, tomei conhecimento do Centro de Novas Oportunidades do Nercab e da sua Delegação em Proença-a-Nova.
Numa sessão de esclarecimentos, fui informado que o programa era destinado a quem não tinha completado o ensino básico e o ensino secundário e que poderia decorrer na minha localidade de residência: as Moitas. Que mais poderia querer? Melhorava a minha escolaridade e não necessitaria de me deslocar. Após esclarecer algumas dúvidas sobre o processo e após compilar todos os documentos necessários ao processo, procedi à respectiva inscrição no Centro. Iniciamos de imediato o processo.
Inicialmente fiquei um pouco confuso mas, com o desenrolar das sessões, as minhas dúvidas foram sendo esclarecidas pelos profissionais do Centro.
Ao mesmo tempo que realizava as actividades que me eram solicitadas, relembrava muitas experiências de vida, que fui realizando ao longo da vida...
Este processo fez-me recuar ao meu passado. Foi lembrar-me do tempo de escola, dos amigos, da minha família, dos colegas de trabalho, da minha auto-formação, como pessoa responsável que sou, entre outras coisas. Considero este processo como uma viagem ao passado, para qualquer adulto que pretende ver a sua experiência de vida reconhecida em competências formais e informais.
Com a ajuda da equipa do Centro Novas Oportunidades, fui construindo o meu dossier. Para mim, foi uma experiência que jamais pensaria um dia vir a ter. Reconheço que o processo é a derradeira oportunidade para qualquer adulto que, por diversos motivos, teve de interromper a sua vida escolar, sem a completar. Agarrei este processo com o máximo de empenho possível. Tudo o que ficou escrito neste processo é um pouco da minha história de vida.
Um agradecimento também à Câmara Municipal de Proença-a-Nova, na pessoa do seu Presidente Eng. João Paulo Catarino, pela disponibilidade e cedência do espaço. 
A todos um Bem-haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário